quinta-feira, 29 de maio de 2008

Portugal fora do Festival Eurovisão da Canção Júnior

Fonte: junioreurovision.tv
Portugal não irá estar presente na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC). A televisão pública portuguesa apesar de já ter informado a EBU da sua desistência não adianta os motivos para tal afastamento, prematuro, deste certame.
A RTP estreou-se, com entusiasmo, neste concurso em 2006, ou seja, na sua 4ª edição. No entanto, os representantes lusos pareceram não agradar aos europeus que deram o 14º lugar a Pedro Madeira que interpretou o tema o tema "Deixa-me Sentir" e o 16º a Jorge Leiria com "Só Quero É Cantar".
Na próxima edição do JESC, que se realizará em Limassol, Chipre, a EBU pretende contornar as desistências da Suécia e de Portugal e alcançar um novo record de países a concurso. Para tal, estão já confirmadas as estreias de Israel e do Azerbeijão enquanto que a Polónia é apontada como um possível regresso.
Este concurso tem-se revelado bastante instável no que respeita aos países participantes. Em 2003 foram 16 os países que asseguraram participação na primeira edição deste concurso. Em 2004 juntaram-se a estes 16 a França e a Suíça. No ano de 2005, o Chipre, a França, a Polónia e a Suíça desistem enquanto que a Rússia e a Sérvia & Montenegro se estriam. Já em 2006 as estreias foram de Portugal, da Sérvia e da Ucrânia; o Chipre regressou ao concurso e os desistentes são a Dinamarca, a Letónia, a Noruega, o Reino Unido e a Sérvia & Montenegro. Na edição de 2007, a Espanha e a Croácia afastam-se do concurso enquanto que a Arménia, a Bulgária, a Geórgia e a Lituânia vêem-se representados pela primeira vez.

0 comentários: