sábado, 12 de julho de 2008

Eurovision Dance Contest 2008 - Glasgow

Fonte: BBC
O canal público britânico BBC é mais uma vez o responsável pela organização do Festival Eurovisão da Dança (EDC). Este ano o EDC desloca-se de Londres para a Escócia e, a 6 de Setembro, as danças terão lugar no Scottish Exhibition and Conference Centre.
Graham Norton e Claudia Winkleman terão a seu cargo a apresentação deste certame. tal como aconteceu na primeira edição deste concurso.
Se, no que diz respeito à organização e apresentação nada muda, o mesmo não se pode dizer do formato. Para esta edição, a EBU indica que, relativamente aos pares participantes, um deverá ser bailarino profissional e o outro apenas um rosto conhecido do público e sem experiência profissional no campo da dança. Ao invés da edição anterior, cada país apresentará apenas uma dança de estilo livre, com duração de 1 minuto e 45 segundos que, por sugestão da EBU, deverá estar ligada a tradição musical do país.
De realçar é também a mudança no sistema de votação pois o televoto verá apenas 80% do total das pontuações sendo que os restantes 20% ficarão nas mãos de um júri especializado. Assim, cada país pontuará, via televoto, as suas dez danças favoritas, atribuindo de 1 a 8, 10 e 12 pontos. Contudo, haverá um júri especializado, composto por profissionais do mundo da dança de países não participantes neste espectáculo que pontuará cada actuação.
Quem não ficou agradada com todas estas mudanças foram as televisões da Alemanha e da Suíça que optaram por desistir deste concurso, dando assim lugar à possibilidade de novos países participantes, como é o caso do Azerbeijão que já confirmou a sua presença.

0 comentários: