sábado, 25 de outubro de 2008

Eurovisão Júnior 2008 também com júri na votação

Fonte: esckaz.com
Sietse Bakker, relações públicas da EBU, anunciou recentemente que na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior, a 22 de Novembro, em Limassol, Chipre, serão introduzidas profundas mudanças no sistema de votação.
Este ano, a votação será baseada num método misto, onde 50% da votação será proveniente de um painel de júris profissionais e 50% do televoto. Em cada país estará um júri composto por seis profissionais da área da música (três do sexo masculino e três do sexo feminino) que serão acompanhados por uma entidade neutra e pelo presidente do júri que não terão direito a voto. Ao contrário dos últimos anos, todos os elementos que farão parte do júri terão de ter, obrigatoriamente, mais de 16 anos.
Como tem vindo a acontecer desde 2006, a votação por televoto irá decorrer desde o início do espectáculo, com vista a contrariar a habitual tendência de voto nas últimas canções apresentadas. No final da votação, as pontuações irão ser convertidas na escala de 1 a 12 pontos e só depois irão ser cruzadas as votação do júri e do televoto. Em caso de empate as regras ditam que a canção mais pontuada pelo sistema de televoto irá prevalecer.
No início do próximo mês será posto à venda o álbum oficial desta edição do concurso. No entanto, tal como no ano passado, o DVD oficial do festival não irá ser comercializado pela EBU devido à sua baixa procura no mercado europeu.

0 comentários: