terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Portugal 2009: Festival da Canção com novo formato

Fonte: RTPA 27 de Fevereiro, ao vivo e em directo do Teatro Camões, irá decorrer mais uma edição do Festival da Canção com vista a seleccionar o próximo representante português no Festival Eurovisão da Canção.
O canal público de televisão português, RTP, anunciou hoje o regulamento para a participação na próxima edição do Festival da Canção. Ao contrário das últimas edições, onde os temas a concurso eram da responsabilidade de produtores convidados pela RTP, este ano, qualquer cidadão de nacionalidade portuguesa e com mais de 18 anos poderá apresentar a sua proposta. Os demos/maquetas não poderão exceder os 3 minutos de duração, deverão ser interpretados na língua portuguesa e enviados à RTP até ao dia 12 de Janeiro.
Quanto ao método de selecção também surgem mudanças profundas. Um grupo de profissionais da área da televisão e da música irá avaliar os temas recebidos e seleccionar os 24 melhores. Os demos/maquetas destes 24 semi-finalistas irão ser disponibilizados na página da RTP, onde os cibernautas serão convidados a votar no seu tema favorito entre 19 e 30 de Janeiro. Após esta fase, serão anunciados os 12 temas finalistas que disputarão a presença na semi-final do Eurofestival, em Moscovo.
Na gala final, a escolha do vencedor será baseada num sistema misto de votação de um júri regional e televoto. O júri regional anunciará, em directo, a sua votação a partir de cada capital de distrito (incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores), pontuando ao estilo eurovisivo, de 1 a 12 pontos, as canções a concurso. No final desta votação, as pontuações finais serão convertidas, novamente, na escala de 1 a 12 pontos. Finalmente, os resultados do televoto serão cruzados com os votos do júri e, a canção mais pontuada será anunciada como vencedora do Festival da Canção 2009. Em caso de empate, o regulamento indica que a canção vencedora será aquela que recebeu maior número de 12 pontos dos júris regionais.

0 comentários: