quinta-feira, 4 de março de 2010

Em directo do ensaio geral da segunda semi-final do FC 2010

Arrancaram agora os ensaios gerais da segunda semi-final do Festival da Canção 2010, no Campo Pequeno, sob o tema "Cantores de Lisboa".
O início desta semi-final começa com a entrada de Sílvia Alberto em palco e dá-se início a uma homeagem a Simone de Oliveira. Sílivia saúda agora o público e faz referência à primeira emissão a cores da RTP, o Festival da Canção de 1980. A par disto relembra que este Festival irá ser transmitido em alta definição.
A apresentadora lança agora um videotape com momentos dos vários concorrentes desta semi-final. De volta à sala do Campo Pequeno, Sílvia explica o processo de votação e dá-se início à apresentação das três primeiras canções.

01. Rui Nova apresenta-se em palco com o autor da música, Noé Gavina, na guitarra eléctrica e quatro coristas. Na música dedicada a José Cid,"Uma Canção à Cid (o sol e as estrelas)" os tons de dourado evidenciam-se na roupa dos artistas em cena. As luzes do palco são predominamente vermelhas e com motivos florais. Rui Nova interpreta a canção de forma simples mas emotiva.

02. Ricardo Martins está em palco com um orgão. Juntamente com uma bateria, dois adufes, um contra-baixo e um violino, "Caminheiro de Mim" ganha cada vez mais força. As cores presentes em palco são o verde, amarelo e o preto, e os motivos florais continuam mas alternando com uma guitarra portuguesa.

03. Nuno e Fábia estão mais uma vez presentes no Festival da Canção, desta vez com uma balada e umas roupas menos garridas, apostando no preto e branco. O casal é suportado vocalmente por quatro elementos no coro, também eles vestidos de negro. Tem uma coreografia simples e onde todos os elementos do palco interagem. Na canção "Amar (vieste para me salvar)" usa-se um fundo azul celeste com um barco preto de onde surgem corações a vermelho.

Síliva Alberto volta ao palco para apelar ao voto e deixar, uma vez mais, explícito o sistema de votação.

04. David Navarro, com um estilo irreverente e inconfundível, interpreta a canção com acordes diferentes da primeira versão. Com dois coristas e dois guitarristas, "Quem É Que Será?" supreende pela interpretação que o cantor lhe dá.

05. Catarina Pereira de vestido rosa sobressai em relação aos dois bailarinos vestidos totalemente de preto e no coro Luís Sousa tem uma guitarra portuguesa. O vento é usado por Catarina na sua intepretação cheia de garra e energia. No fundo pode ler-se "Canta Por Mim", o nome da música, em azul e amarelo.

06. Filipe Delgado irá interpretar uma balada com três coristas em palco. Num estilo descontraído e com o uso de corações cor-de-rosa no fundo "Serei Eu" prima pela simplicidade. A voz do cantor revela-se segura durante toda a actuação e a música otrna-se mais forte na segunda parte, com a ajuda do coro.

Sílvia Alberto volta ao palco e, por mais uma vez, relembra que apesar dos portugueses poderem votar quantas vezes quiserem, apenas será contabilizado o último voto.

07. V-Boy começa a sua canção agarrado ao microfone e com uma indumentária que tem tons de cinzento, vermelho e branco. A música "Quando Eu Penso Em Ti" conta com a presença de dois elementos no coro e dois dançarinos. O fundo, em tons de cor-de-rosa, revela o uso de rosas. Uma das partes da música é cantada apenas pela Carla Moreno no coro.

08. Terra D' Água é o mais tradicional até ao momento. O fundo é parecido com o da canção três: azul claro e um barco. "Amanhã No Mar" é interpretado por Pedro Mimoso de forma segura e com a ajuda de uma corista. Para completar o resto do palco está a banda, com um baterista, um instrumento de cordas e duas guitarras.

09. Nina Pinto entra em palco, sozinha, num longo vestido preto. O fundo é predominantemente vermelho com corações. Apesar de um bom  instrumental, a cantora revela um pouco de insegurança na interpretação de "Meu Coração Não É Meu". Com a entrada dos cinco elementos do coro, a meio da actuação, a cantora releva-se mais à vontade e a canção ganha força.

"Nove já cá cantam" diz Sílvia Alberto no regresso ao palco, aproveitando para relembrar a votação e elogiar a votação do Campo Pequeno.

10. Gonçalo Tavares começa a sua actuação sentado ao piano e com ele quatro elementos do coro dão outro início a canção, em relação a versão que era conhecida. O fundo, mais uma vez, retrata o mar com  peixes desenhados. O à vontade no palco é visível, bem como a empatia com os elementos do coro. O cantor de "Rios" vestiu-se completamente de petro para a interpretação.

11. Trocopasso conta com Inês na voz, uma presença segura em palco. Um vestido preto, curto e cheio de brilhantes. Os restantes elementos em palco fazem parte da banda e ajudam a por ritmo na música. O fundo continua a ser preenchido por flores, mas a cord predominante é o azul escuro. Também nesta actuação optou-se pela ajuda do vento para tornar "O Mundo De Pernas Para o Ar" uma canção mais forte.

12. Seis Pó' Meia Dúzia entram em palco com uma indumentária estranha e com uma música muito tradicional. O fundo usado faz lembrar o fundo dos "Flor-de-Lis" na Eurovisão. As seis cantoras interpretam "Pássaro Saudade" acompanhadas por uma coregorafia simples e eficaz.

Depois de apresentadas todas as músicas, Sílvia Alberto entra em palco para relembrar as votações e para passar o primeiro resumo das músicas.
De regresso, depois de um pequeno intervalo, a apresentadora lança mais um resumo das canções a concurso nesta semi-final do Festival da Canção.
O interval-act será aproveitado para prestar homenagem a Rosa Lobato Faria. Teresa Radamanto e Rui Drumond serão acompanhados em cena por um coro gospel.
Por fim, entram os envelopes com os seis finalistas... logo à noite saberemos quem são os últimos concorrentes a participar na final do Festival da Canção 2010.

0 comentários: