Fonte: EBU
A EBU quer recompilar os 56 Festivais Eurovisão da Canção, que se encontram dispersos por várias televisões, para as disponibilizar em formato de filme de cinema.
Depois de um árduo trabalho de investigação por filmotecas e televisões europeias, está a começar a ganhar formas este projecto da EBU, que Svante Stockselius, já avançava em 2007: recompilar todo o material audiovisual existente do Festival Eurovisão da Canção.
Assim, a preocupação é seleccionar os arquivos com melhor qualidade, restaura-los e depois digitaliza-los para poder distribuir numa plataforma digital a ser criada futuramente. Contudo tudo isto é um processo demorado pois os direitos de propriedade de material pertence a televisão organizadora do Festival de Eurovisão. Além disso, a Eurovisão de 1956 e de 1964 podem não entrar dentro deste projecto. O de 1956 foi gravado a título independente, uma vez que a EBU não dispunha de meios para executar a gravação. Já o de 1964, a DR não aclarou ainda se dispõem deste Festival na sua totalidade pois os seus arquivos sofreram um incêndio e podem ter destruido a única cópia existente. Ainda há que juntar a estes impedimentos um outro, que implica os direitos de imagem sobre os artistas participantes.
A EBU espera que em 2013 tudo esteja resolvido e possa terminar o projecto, para o poder apresentar em 2015, na 60ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

0 comentários:
Enviar um comentário