Pela Europa fora, são já diversos os países a preparar a sua candidatura à próxima edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em Maio, na cidade alemã de Düsseldorf.
Hoje, na Croácia, na Letónia, na Lituânia, na Noruega e na Suécia dá-se mais passo na eleição da melhor canção para a Eurovisão, através das selecções nacionais destes países.
Este ano, a final nacional croata apresenta um formato diferente do habitual. Durante seis galas semanais, com apresentação de Aleksandar Kostadinov, Leona Paraminski e Monika Lelas, os vinte e quatro cantores a concurso serão submetidos à votação do público que escolherá, no final, apenas dois concorrentes. Na gala final, agendada para 5 de Março, os finalistas irão interpretar três temas cada e, através de uma votação mista de televoto e júri, será eleito o representante croata no ESC 2011.
A Letónia estreia, este ano, um novo formato para a sua final nacional que, desta vez, conta com três semi-finais para apurar os doze finalistas do concurso. Nas duas primeiras galas serão apresentadas dez canções, cabendo ao júri eleger duas para a final, enquanto que o público, através do televoto, salva três. Já na terceira semi-final, dois dos temas não apurados terão oportunidade de alcançar a final, um pelo televoto e um pelas mãos do júri. Na gala final, agendada para 26 de Fevereiro, a responsabilidade da eleição do vencedor será dividida pelo júri e pelo televoto.
Na Lituânia, as trinta canções a concurso serão divididas por três semi-finais com dez temas onde, em cada gala, os três candidatos mais votados, através da votação de um júri e do televoto, qualificarão para a final. Terminadas as semi-finais, um painel de jurados irá atribuir 'wildcards' a seis dos temas não apurados. Na final, a 26 de Fevereiro, os quinze temas concorrentes irão passar numa primeira ronda de votação mista e, apenas os três mais votados serão avaliados por um júri profissional que terá a decisão final na escolha do vencedor.
Noruega | Melodi Grand Prix | second chance | 19h00 | webcast
A já habitual final nacional noruguesa conta este ano com vinte e um candidatos a representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2011. Ao longo de três semi-finais, os dois artistas mais votados pelo televoto obtiveram o passaporte directo para a final. Para a ronda de repescagem, os terceiros e quartos lugares de cada semi-final juntaram-se aos dois 'wildcards' atribuidos a duas das canções eliminadas e assim disputarão, em duelos, as duas vagas ainda disponíveis. Na gala final, apresentada por Anne Rimmen e Per Sundnes, a 12 de Feverreiro, a votação recebida por televoto irá eleger o representante deste país nórdico no ESC 2011.
Suécia | Melodifestivalen | semi-final 1 | 19h00 | webcast
Suécia | Melodifestivalen | semi-final 1 | 19h00 | webcast
A Suécia apresente, este ano, uma final nacional com cara lavada, onde foram introduzidas mudanças quer ao nível da selecção dos participantes, quer ao nível da votação. Ao longo de quatro semanas, os trinta e dois concorrentes irão passar pelas semi-finais do concurso onde, através do televoto se irão escolher os finalistas. Numa primeira ronda de votação, a canção com mais votos qualificará directamente para a final, enquanto que as três menos votadas serão automaticamente eliminadas. Na segunda fase, o mais votados entre os restantes quatro temas alcancará a final e os outros dois com maior votação serão repescados para o second chance. A 12 de Março, na final do concurso, a votação ficará a cargo de um painel de onze jurados internacionais (50%) e do televoto (50%).
0 comentários:
Enviar um comentário