Fonte: Eurovision-Portugal
Apurados para a próxima fase do Festival da Canção 2010, o grupo Homens da Luta vê-se, agora, a braços com a possibilidade de o tema que apresentam a concurso vir a ser desclassificado pela RTP.
Pouco mais de 24 horas após o anúncio dos trinta seleccionados para a selecção on-line da próxima edição do Festival da Canção, tivemos acesso a informações que reportam para o incumprimento de uma das regras fundamentais do regulamento deste concurso.
No ponto 8 pode ler-se que "as propostas de canção terão de ser obrigatoriamente originais e inéditas, não podendo ter sido comercializadas ou apresentadas em público". No entanto, no perfil da banda de Neto e Falâncio no Youtube e no MeFeedia, podemos encontrar o registo do upload deste tema, feito a 4 de Maio de 2009 e agora removido pelo utilizador. Além disso, é ainda possível consultar o histórico do site feedback e aceder a notícias que reportam um concerto dos Homens da Luta, no Musicbox, aquando da comemoração do 25 de Abril, cuja tracklist inclui o tema "Luta Assim Não Dá".
Não obstante este incumprimento das regras, a letra do tema, que de momento está à frente na corrida ao Festival da Canção 2010, contém também uma forte mensagem política, o que representa, ao mesmo tempo, um entrave à participação desta canção no Festival da Eurovisão. No entanto, segundo os membros da banda: "o tema desta música é o aquecimento global que não é politica mas sim ecologia".
Nas últimas horas, também o tema "Meu Mundo de Sonhos" que Dennisa defende neste certame, tem vindo a ser alvo de fortes críticas pelas semelhanças entre a sua canção e "Call Me", que representou a Bósnia-Herzegovina no ESC 2005.
Até ao momento, não foi possível chegar ao contacto com os responsáveis da RTP pelo concurso, afim de obter uma posição oficial.

0 comentários:
Enviar um comentário